Tatiana Potrich

Tatiana de Abreu Potrich graduou-se em Design de Moda pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2001). Pós-graduou-se em Arte Contemporânea pela mesma Faculdade (2004), em História do Brasil pela Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal de Goiás (2004) e em Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Universidade Estadual de Goiás (2008).

Paralela e subsequentemente, complementou sua formação frequentando palestras, oficinas e cursos no Brasil e no exterior, dentre os quais destacam-se os seguintes:

2014-2015

Participação em palestras promovidas pelo EARQ, Encontro de Arquitetura e Design com grandes profissionais brasileiros tais como Leo Romano Paulo Alves,  Maurício Arruda, Muti Randolph, Henrique Steyer, Guto Requenha, Gilberto Elkis, Irmãos Campana e Giorgio Bonaguro.

2013

Visitas guiadas ao Instituto Inhotim, Brumadinho, MG. Visitação a novas galerias (Miguel Rio Branco).

2011

Visitas guiadas ao Instituto Inhotim, Brumadinho, MG. Visitação a novas galerias (Cosmococa – Hélio Oiticica).

2009

Palestra na Faculdade de Artes Visuais da UFG com o grafiteiro paulista Alexandre Órion sobre o projeto Ossário.

2008

Visitas guiadas ao Instituto Inhotim, Brumadinho, MG.

2006

Teleconferência com os designers Irmãos Campana pela AngloGold Ashanti, Brasília, DF.

2004

Oficina e workshop de fotografia ministrado pelo artista Eustáquio Neves em seu estúdio, em Diamantina, MG.

Oficina de Etnologia sobre Vissungos: cantigas de afrodescendentes, durante o 36º Festival de Inverno de Diamantina, MG.

2003

Curso técnico de formação de Agentes Culturais, CEFET, Goiânia, GO.

2002

Oficina de Roteiro com Marçal Aquino, SP, Goiânia Curtas, ICUMAN – GO.

Dance & Physical Theatre, Capoeira, com Mestre Pastel no Tabernacle Centre for Arts and Learning, Londres, Inglaterra.

Workshop sobre Arte Funerária no Brasil – Fonte de Pesquisa Histórica e Artística, durante 54ª Reunião Anual do Simpósio Brasileiro de Pesquisas Científicas, SBPC-UFG.

2001

Curso de Design de Joias no ateliê de Lélia Copruchinski, Curitiba, PR.

I Simpósio Brasileiro de Tratamento e Caracterização de Gemas, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Ouro Preto, MG.

Assessoria em Projetos Culturais e Curadorias

2017

Exposição Nosotros –  e o corpo humano, Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

Exposição de Desenho Tribal – Joalheria Artesanal, Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

2016

Exposição  Feixe, coletiva de artistas paulistas, Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

2015

6º EARQ – Encontro de Arquitetura e Design, participação com curadoria e mostra de design de joias no Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia, GO.

2014

5º EARQ – Encontro de Arquitetura e Design, participação com curadoria e mostra de design de joias no Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia, GO.

2013

Co-curadoria e elaboração de texto para a mostra Sonhos e Arquétipos – Uma viagem ao inconsciente coletivo, do artista mineiro radicado na Dinamarca, Vasconcellos, Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

2011

Co-curadoria e elaboração de texto para a coletiva de moda e design Dezzign – interiores e objetos de arte, Goiânia, GO.

Co-curadoria e elaboração de texto para a mostra coletiva Galeria Potrich & Jardim Goiás, comemorativa de 20 anos de criação da galeria no Jardim Goiás,  Potrich Galeria de Arte. Goiânia, GO.

2010

Co-curadoria e elaboração de texto para mostra coletiva Novas Aquisições, de artistas e designers brasileiros consagrados internacionalmente, Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

Curadoria e elaboração de texto para a mostra individual WES, do grafiteiro Weslei Gama. Potrich Galeria de Arte. Goiânia, GO.

2008

Organização do II Circuito de Palestras Olhar Crítico sobre a Arte – Intervenções Urbanas, viabilizado através da SeCult-GO, Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

2006

Organização do I Circuito de Palestras Olhar Crítico sobre a Arte – Intervenções Urbanas, viabilizado através da SeCult-GO, Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

2005

Curadoria e elaboração de texto para a mostra coletiva GYN 7, Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

2002

Co-curadoria e elaboração de texto para a mostra coletiva Retrô 22, comemorativa dos 22 anos de criação da Potrich Galeria de Arte, Goiânia, GO.

Publicações e parcerias

2016-2017

Redação de artigos sobre cultura para o blog www.potrichgaleria.com/br/glob.

2012 a 2017

Elaboração trimestral de textos para a coluna Art EtCetera, da Revista DiCasa,  DiComunicação, Gráfica Ipanema.

2010

Parceria na curadoria de entrevistas e reportagens sobre artistas goianos para a Revista INVOGA, FGR Urbanismo, Central de Ideias Comunicação.

2009

Texto sobre o artista goiano Sandro Gomide para catálogo coletivo Espaços, FUNARTE, São Paulo, SP.

2006

VI Semana de História, FCHF-UFG. Introdução ao Seminário sobre cultura brasileira com o título A etimologia do termo capoeira.