PASSADOS / PAST

“Sensações”

O mês de fevereiro vai começar com sensações que todo bom brasileiro gosta: Carnaval, Café e Arte, tudo junto e misturado. Em parceria com o Coletivo Tremma, Incorporadora Opus e Il Café a mostra interativa “Sensações” une o gosto do café e design para uma experiência cultural, cheia de festa e sabor. Com trilha sonora à rigor e uma pitadinha de cores suave, pensamos um evento criativo, interativo e divertido.

A curadoria de arte para a mostra coletiva “Sensações” foi pensada para dar conceito à um dos maiores prazeres e rituais praticados na nossa cultura: degustar um bom café! Selecionamos 3 artistas: Pitágoras Lopes, Emília Simon e Ricardo Masi para trabalharem em conjunto e ocuparem o espaço da Cafeteria e do apartamento decorado. A instalação artística inicia na entrada da cafeteria com um tapete especialmente produzido para o espaço (com imagens de cada artista) que dialogará com as obras dentro do apartamento e adesivos também feitos para o evento, que serão distribuídos para a interação dos espectadores.

O artista Pitágoras Lopes tem como marca registrada seus insetos multicoloridos, que representam a fase da metamorfose, o ciclo mágico do ser vivo que nasce como larva e se desenvolve como um bichinho voador. Um sabor de mudança e transformação para o novo ano que se inicia.

A artista e ilustradora Emília Simon criou a figura mitológica da sereia, o mito regionalista do folclore brasileiro, a Iara, metade mulher, metade peixe, que seduz, ama e cuida dos seres aquáticos, mas tem seus mistérios e perigos. Um sabor enigmático para um gosto de um novo café.

Ricardo Masi é arquiteto, designer e artista visual, ele trabalhou sua geometria para integrar a figuração entre os outros dois artistas contraponto as ideias do abstrato com o figurativo, uma analogia entre nossas emoções e nossa razão. Um sabor de equilíbrio que é fundamental para nossa vida! Masi ministrará uma oficina de origami para convidadas, onde o conceito da sua pesquisa geométrica será materializado com a tridimensão do papel.

O conceito para o Projeto “Sensações” é a interação do visitante para caminhar sobre o tapete com a estampa produzida pelos artistas e também participar através dos adesivos feitos com imagens do tema de cada artista a exprimir seu momento: transformação / enigmático/ equilíbrio para adesivar nos vidros da cafeteria, da recepção, ou mesmo levar para adesivar o carro ou em casa. A experiência tem como objetivo refletir sobre o nosso momento atual, degustar um bom café para energizar as ideias e conhecer as obras dos artistas que integrarão durante 30 dias a mostra de design do apartamento assinado pelo renomado arquiteto Leo Romano, curtindo um ambiente descontraído que terá uma cenografia divertida em homenagem ao Carnaval!

Pensamos com carinho e segurança nas interações para que as pessoas se sintam à vontade e saboreiem com esperança um novo ano, uma nova forma de brincar o Carnaval em coletividade, com moderação, coerência e muita Arte.

EXPEDIENTE

Organização: Coletivo Tremma – Patrocinador: Opus Incorporadora

Curadoria: Tatiana Potrich – Apoio: iL Caffè

Local: Deck 23 – Praça T-23 Setor Bueno