“Dê-me o supérfluo, que abro mão de tudo que é essencial”
Mies Van Der Rohe
A Potrich Galeria de Arte convida para mostra “GARiMPO – COLECiONiSMO”, uma versão aprimorada do Mercado Informal de Preciosidades realizado em ABRiL/2018. A mostra coletiva reúne o alto escalão da arte brasileira com obras de artistas póstumos, veteranos e jovens talentos da arte contemporânea como as obras da coleção particular do Dr. Tacyo A. Camilo: Roberto Burle Marx, Franz Weissmann, Bruno Giorgi, Hércules Barsotti e Antônio Poteiro, do acervo da Galeria: Amélia Toledo, Amílcar de Castro, Antônio Henrique Amaral, os artistas veteranos: Ana Maria Pacheco, Siron Franco, Leonam Fleury, Francisco Galeno, Pitágoras, Evandro Soares, Sandro Gomide, Rubens Ianelli, Gilvan Cabral, Helena Vasconcelos, Cristina Oldemburg e Marilda Passos, os experientes: Simone Simões, Rogério Mesquita, Alejandro Zenha, Max Miranda e Emília Simon, o jovem talento: Tarcisio Veloso e os artistas-professores Adriana Mendonça, José Vasconcellos, Fabíola Morais e Zècésar.
A mostra abrange o design de móveis expondo cadeiras de imortais da arquitetura, como Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupian e Mies Van Der Rohe.
Dentro da programação do “GARiMPO-COLECiONiSMO” o público terá novamente a oportunidade de adquirir obras em pequenos formatos com valores acessíveis (entre 99,00 à 199,00 reais), em participar do circuito de conversas, bate-papos e oficina de arte, além de uma seletiva mostra de design de moda.
O principal objetivo da mostra “GARiMPO – COLECiONiSMO” é aproximar a relação entre Arte, Design, Moda, Autoconhecimento e Astrologia promovendo a troca de informações com profissionais qualificados e preparados em divulgar suas experiências e ideologias. Mais que isso é promover e difundir o nome de grandes artistas da Arte Brasileira para o nosso Centro-Oeste abrindo novas possibilidades para o colecionismo artístico e acessibilidade às obras de consagrados no mercado internacional, principalmente para resgatar, através desses artistas, a História da Arte Brasileira pouco difundida e incentivada em nossa região. O grande compositor polonês Frédéric Chopin, certa vez recitou uma verdade: “Não há cidadania sem memória e não há memória sem Arte. A Arte é o espelho da pátria. O país que não preserva o seus valores culturais, jamais verá a imagem de sua própria alma”
A mostra terá a curadoria de Ludmila e Tatiana Potrich e layout pela jovem arquiteta, Mariana Viana que formatará o espaço da galeria com um ar despojado para o diálogo das obras de arte com a mostra de design moveleiro e de moda com as bolsas artesanais em couro legítimo, de Rosana Zarzur, os acessórios contemporâneos da Atelier Aberta, as jóias autorais, de Emília Simon, o viés artesanal e contemporâneo da estilista, Claudia Resende e o lounge destinado aos bate-papos, conversas e a oficina de arte.
A abertura do evento, no dia 1° de junho iniciará às 9h00 com um delicioso Café da Manhã seguido da Programação Cultural Gratuita. Abaixo o Cronograma do evento:
1° DE JUNHO – SÁBADO
Às 10h00 Arte, Psicologia e Filosofia no encontro com o sócio-fundador da “Caminhos Vida Integral”, Luciano Alves Meira, autor do livro “A Segunda Simplicidade: bem-estar e produtividade na Era da Sabedoria”, Graduado em Letras, Especializado em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos pela Universidade de Berkeley-CA e MBA em Liderança e Gestão Organizacional pela UNICEUB-FranklinCovey. Um ambiente propício à descobertas e muita informação no bate-papo sobre “POESiA E AUTOCONHECiMENTO”.
Às 11h00 uma troca cultural com a artista Fabíola Morais, Doutora em História, Mestre em Antropologia e graduada em Arquitetura. Seu trabalho artístico tem foco na pintura e no desenho. Fabíola é professora e também pesquisa sobre expressões artísticas históricas e contemporâneas, em suas variadas vertentes, além do mercado de arte. Em uma aula especial, a artista vai abordar o tema “A ARTE ESTÁ ENTRE NÓS?”
06 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA
Às 16h00 desvendando os mistérios da geometria numa conversa sobre “O SÍMBOLO DO CÍRCULO NA PSiCOLOGiA JUNGUiANA E NA ARTE DE HiLMA AF KLiNT” com Larissa Siqueira, que é Mestre em Psicologia Junguiana, pela Faculdade de Barcelona, Espanha (UAB), astróloga, ocultista, escritora e estudante em alquimia contemporânea. Autora do Tarô Sete, cartas ilustradas por 22 artistas goianos, um objeto de arte para colecionar, foi impresso pelo Projeto Revista 0a1.
08 DE JUNHO – SÁBADO (sujeito à alteração)
Às 10h00, café da manhã com o artista Pitágoras, “VOCÊ TEM UM PiTÁGORAS EM CASA? ENTÃO, VOCÊ É NOSSO CONViDADO!”. Com um currículo recheado de premiações e mostras em importantes instituições, as obras de Pitágoras fazem parte do acervo de museus nacionais e coleções particulares.
20 e 27 DE JUNHO – QUINTAS-FEIRAS
Às 14h00 o encontro é com a artista visual, Adriana Mendonça que montou uma oficina de arte especialmente para a mostra GARiMPO – COLECiONADORES, “MATERiAiS DE GAVETA”. A oficina será aberta para todas as idades e tem como principal meta a realização de uma obra feita com os materiais do fundo de nossas gavetas. Todos os trabalhos realizados durante a oficina serão expostos no dia do encerramento da mostra “GARiMPO – COLECiONADORES”.
22 DE JUNHO – SÁBADO
Às 10h00, um bate-papo com a blogueira de Rio Verde, a ‘it girl’ Thay Sanqueta: “MODA E PAiXÃO PELA ARTE CONTEMPORÂNEA”. Foi apresentadora do programa “Thay na Moda”, da TV Sucesso afiliada à TV Record, é colunista de moda da Revista Veras e correspondente goiana do Around.com site Stylit, do programa do SBT “Esquadrão da Moda”e consultora de marketing e estilo da marca beachwear Aldeia do Mar.
Às 11h00 um “TALK SHOW” com o maquiador Evandro Filho, autodidata, participou de desfiles de grandes nomes da moda, como Fernanda Yamamoto, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, ganhador do Concurso Natura Maquiadores Brasil, em 2009, escreve para o BLOG Pó de Arroz, da Revista Ludovica.
04 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA
Às 19h00 encerramento da mostra “GARiMPO-COLECiONADORES” com mostra dos trabalhos realizados na oficina “MATERiAiS DE GAVETA”.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL:
J U N H O
01/06 – SÁBADO
9H00 ABERTURA – CAFÉ DA MANHÃ
10H00 BATE-PAPO COM LUCiANO ALVES MEiRA AUTO-CONHECiMENTO “POESiA E AUTOCONHECiMENTO ”
“O autoconhecimento é o fundamento de uma existência significativa e fecunda. A poesia é um dos muitos caminhos que nos ajudam a encontrar as riquezas imponderáveis, incrustadas nas profundezas de nossa consciência. Venha passar uma hora com Luciano e Anabella no tempo e lugar em que em Poesia se encontra com o Autoconhecimento, e a Beleza funde com a Verdade”.
11H00 AULA COM FABÍOLA MORAiS “A ARTE ESTÁ ENTRE NÓS?”
“que trata do alcance e multiplicidade de manifestações artísticas que acabam por dissolver suas linguagens. Outro projeto da professora|artista é “O QUE A ARTE PODE FAZER POR VOCÊ? E O QUE ELA JÁ FEZ E VOCÊ NÃO SABE?” formato de aula, que propõe ampliar o conhecimento e o olhar sobre a história da arte contemporânea e o mercado de arte, trazendo informações atuais e relevantes para o colecionismo e também a integração das tendências artísticas com o meio digital e os impactos desse mercado”.
06/06 – QUiNTA-FEIRA
16H00 CONVERSA COM LARiSSA SiQUEIRA “O SÍMBOLO DO CÍRCULO NA PSiCOLOGiA JUNGUIANA E NA ARTE DE HiLMA AF KLiNT”
“Para Carl G Jung, a expressão criativa revela significados profundos, relacionados tanto com a individualidade do artista, como também com o espírito de sua época. Porém, em alguns casos, essa criatividade pode ir além e captar verdades universais impressas na malha cósmica que nos une, além do ego e da consciência. Os artistas visionários ou que possuem uma relação mais estreita com os mistérios do inconsciente, são capazes de plasmar em suas obras ecos da sabedoria universal. Nessa categoria de canalizar o Sagrado em imagens e símbolos, Hilma af Klint foi uma alta sacerdotisa.”
08/06 – SÁBADO (sujeito à alterações)
10H00 CAFÉ DA MANHÃ COM PiTÁGORAS “VOCÊ TEM UM PiTÁGORAS EM CASA? ENTÃO, VOCÊ É NOSSO CONViDADO!”
Um trocadilho que interage a idéia dos Pitágoras da Filosofia/Matemática e da Arte Contemporânea. O que você consome em casa? Cultura, Ciência, Arte? O artista nos contará um pouco sobre sua trajetória e o verdadeiro sentido de ser artista no Brasil.
20/06 – QUiNTA-FEIRA
14H00 OFiCiNA DE ARTE “MATERiAiS DE GAVETA” COM ADRiANA MENDONÇA
Aberto ao público em geral, a artista visual propõe um exercício de criação para explorar o lado artesanal, reciclando e reutilizando materiais guardados sem nenhuma serventia em casa ou no trabalho que está no fundo das gavetas. Prontos para o desfio?
22/06 – SÁBADO
10H00 BATE-PAPO COM A iT GiRL THAY SANQUETA “MODA E PAiXÃO PELA ARTE CONTEMPORÊNA” (Rio Verde)
11H00 “TALK SHOW” COM O MAQUiADOR EVANDO FILHO
27/06 – QUiNTA-FEIRA
14H00 OFiCiNA DE ARTE “MATERiAiS DE GAVETA” COM ADRiANA MENDONÇA
J U L H O
04/07 – QUiNTA-FEIRA
19H00 ENCERRAMENTO DO GARiMPO-COLECiONiSMO COM MOSTRA A “MATERiAiS DE GAVETA”
SERViÇO
LOCAL: POTRICH GALERIA DE ARTE
ENDEREÇO: RUA 52, N° 689 JD. GOIÁS
CONTATOS: 3945 04 50 – ZAAP: 98177 01 76 – 98177 01 78
EMAIL: potrichgaleria@yahoo.com.br
INSTAGRAM: @potrichgaleria – @garimpotrich – @tatianapotrich
SITE: www.potrichgaleria.com
ABERTURA: 1° DE JUNHO ÀS 9h
DATA DE EXPOSIÇÃO: 2 de Junho à 4 de Julho de 2019 – de terça à sexta das 10h às 18h, aos sábados com hora marcada. A Programação Cultural é gratuita com inscrição prévia via whatsaap: 62 98177 01 76
Amílcar de Castro – (MG+1920|-2002) Pintor, gravador e desenhista premiado internacionalmente, integrou o Movimento Neoconcreto (1959), suas obras e esculturas estão em acervos de importantes Museus e praças públicas do país.
Antônio Henrique Amaral – (SP+1935|-2015) Pintor, gravador e desenhista. Incorporou elementos da gravura popular e figuração de frutas típicas da brasilidade que compõem grandes painéis do acervo de órgãos governamentais, em Brasília e museus nacionais.
Adriana Mendonça – (GO|1965) Artista visual, formada pela PUC e UFG. Ministra aulas criativas de desenho e aquarela desenvolvendo técnicas tridimensionais para execução de protótipos e personagens.
Alejandro Zenha – (GO|1975) Arquiteto, fotógrafo, desenhista e pintor, formado pela PUC e UFG. Investiga o corpo e a arquitetura para produção fotográfica.
Amélia Toledo – (SP|+1926-2017) Escultora, pintora, desenhista e designer de joias. Sua última retrospectiva no CCBB-SP, “Lembrei Que Esqueci” (2017) no ano de sua morte, teve a curadoria do paulistano, Marcus de Lontra.
Ana Maria Pacheco – (GO|1946) Escultora, pintora, desenhista e gravadora. Integra o corpo de Belas Artes em Londres, Inglaterra desde a década de 80.
Antônio Poteiro – (Portugal+1925|GO-2010) Foi reconhecido e premiado como Arte Naif internacionalmente, assim como a imortal referência ao seu ofício na cerâmica.
Bruno Giorgi – (SP+1905|RJ-1993) Escultor. Executou monumentais esculturas que compõe o acervo Patrimonial da Capital do país, onde estão instaladas em áreas públicas de órgãos governamentais.
Cristina Oldemburg –(RJ|1957) Fotógrafa, produtora cultural e diretora executiva do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. Fomenta o mercado literário e a ecologia.
Emília Simon – (GO|1977) Pintora, desenhista, ilustradora e designer de joias. Integrou o Coletivo FakeFake e promove oficinas de criação em aquarela e estamparia.
Evandro Soares – (BA|1979) Desenhista, ferreiro e escultor. Acaba de integrar o acervo do Maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, em Portugal.
Fabíola Morais – (GO|1967) Artista-multimídia, arquiteta, antropóloga, historiadora e professora. Pesquisa as expressões artísticas na pintura e no desenho.
Francisco Galeno – (PI|1957) Pintor, escultor e desenhista. Destaque para intervenção na Igrejinha de Brasília e desenho para camisa da seleção de futebol de Brazlândia, onde vive e trabalha.
Franz Weissmann– (Austria+1911|RJ-2005) Escultor, desenhista, pintor e professor. Importante nome na Arte Brasileira integrou o grupo Neoconcreto e foi professor de Amílcar de Castro.
Gilvan Cabral – (GO|1961) Exímio escultor foi o pioneiro em esculpir a madeira do pau-brasil no Centro-Oeste na temática afro-brasileira. Trabalha com ferro e resina.
Helena Vasconcelos – (MG|1949) Pintora, professora de História e idealizadora da ENANCO – Exposição Nacional dos Artistas Naif do Centro-Oeste. Recebeu o título de maior Folclorista do Estado e atualmente faz a catalogação de artistas naif no país.
Hércules Barsotti – (SP|+1914-2010) Pintor, desenhista, programador visual e gravador. Grande nome da arte concreta brasileira. Participou da 1ª Bienal Internacional de São Paulo (1951) e foi um dos percursores da Arte Óptica no país.
José Vasconcellos – (MG|1939) Pintor, desenhista e professor. Exímio pintor na técnica de resina vegetal e espátula. Fixou residência na década de 70, na Dinamarca, com sua esposa, a pianista goiana Valéria Zanini. Atualmente vive e trabalha em Málaga, Espanha.
Leonam Fleury – (GO|1951) Pintor, desenhista e gravador. Formado em Belas Artes pela UCG, cursou gravura em Londres, Inglaterra. Atualmente é diretor do MAC – Museu de Arte Contemporânea.
Marilda Passos – (GO|1948) Pintora, desenhista, gravadora e escultora. Formação em Artes Visuais pela UFG integrou a geração 80 de Goiás com premiações regionais e nacionais.
Max Miranda – (MG|1973) Desenhista, poeta e pintor. Formado em Jornalismo, exercita seu trabalho no traço livre e na caligrafia de poemas soltos na obra.
Pitágoras – (GO|1964) Pintor e desenhista. Autodidata, aprendeu a desenhar e a falar outros idiomas praticando compulsivamente. Integrou o 34° Panorama da Arte Brasileira, no MAM, com curadoria de Aracy Amaral.
Roberto Burle Marx – (SP|+1909|RJ-1994) Paisagista, pintor, desenhista, gravador, tapeceiro, arquiteto, litógrafo, escultor, ceramista, designer de joias e decorador. Responsável por inúmeros paisagismos no Brasil como o Parque do Flamengo, o eixo monumental de Brasília e o conjunto da Pampulha para citar os mais populares.
Rogério Mesquita – (GO|1975) Fotógrafo. Referência em fotografia de moda e estilo foi pioneiro de editais conceituais no Centro-Oeste. Acumula ensaios fotográficos de capas de revistas de moda internacional como Elle e L’Official.
Rubens Vaz Ianelli – (SP|1953) Pintor, desenhista, gravador e escultor. Filho e sobrinho de grandes nomes da Arte Brasileira. Frequentou o atelier de Alfredo Volpi e se inspira na natureza e nas culturas indígenas e africanas.
Sandro Gomide – (GO|1980) Pintor e desenhista. Autodidata foi premiado em todos os Salões regionais e nacionais que participou. Domina a técnica de tinta a óleo e têmperas desenvolvendo sua pesquisa através das cores, profundidade e geometria.
Simone Simões – (PR|1968) Pintora, desenhista, gravurista e aquarelista. Arquiteta e Mestre em Gravura, aperfeiçoa suas técnicas em aquarela e investiga novos suportes para gravura.
Siron Franco – (GO|1947) Pintor, desenhista, ilustrador, escultor e gravador. Um dos maiores expoentes da arte goiana foi premiado nacional e internacionalmente integrando suas obras em grandes coleções.
Tarcísio Veloso – (GO|1991) Pintor hiper-realista. Jovem talento das artes plásticas e autodidata, estréia sua primeira mostra coletiva no “Garimpo – Colecionadores”.
Zècésar – (RJ|1960) Pintor, gravador e professor. Doutor em Belas Artes pela Universidade de Madrid. Investiga a capoeira, as metrópoles, as técnicas de gravura e seus suportes.
ARQUiTETOS
Sérgio Rodrigues – (RJ+1927|-2014) Designer de móveis e arquiteto. Autor de vasta obra, inicia a carreira como designer na década de 1950, período de consolidação da arquitetura moderna. A mostra apresentará a Poltrona Beto.
Jorge Zaszupian – (Polônia+1922) Arquiteto, designer de móveis. Veio para o Brasil em 1949 e fundou a L’Atelier, empresa que começou um trabalho quase artesanal, passando, posteriormente à produção em série.
Mies Van Der Rohe – (Alemanha+1886|EUA-1969) Arquiteto alemão naturalizado americano foi um dos maiores nomes da arquitetura moderna mundial. A mostra apresentará a Poltrona Barcelona.